Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo."

Provérbio Chinês

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TIPOS TEXTUAIS

Em linguística, tipos textuais refere-se à estrutura composicional dos textos. Hoje, admite-se cinco tipos textuais:narração, argumentação ou dissertaçãodescrição, injunção e informação.

A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato narrado, sempre há começo meio e fim. Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.

A argumentação ou dissertação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto, e para sustentar a ideia do autor é apresentado argumentos proprios e teses conceituais.

Nos textos descritivos, o autor descreve um momento especifico , a descrição e superficial, ou seja, o emissor supõe que o receptor tenha conhecimento do assunto.


Os textos injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução.

O texto informativo é um texto real e verdadeiro, que descreve, explica e transmite informação sobre acontecimentos ou opiniões sobre um determinado assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário